quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Atrás da verde-rosa só não vai quem já morreu



Durante a minha passagem pelo Rio, nas férias, a Andrea conseguiu me converter. Se bem que "conversão" não é bem a palavra. Ela me arrebanhou. Pois apesar de sempre ter gostado de assistir aos desfiles das escolas de samba cariocas no carnaval, eu nunca torci propriamente para nenhuma delas. Para ser bem sincero, até torcia um pouco o nariz para a Mangueira, por causa da empáfia. Mas, o que eu achava que era empáfia, na verdade é orgulho.

Claro que eu não sou obtuso ao ponto de pensar que escolas de samba são apenas folia e ziriguidum. Tenho plena ciência do papel social que as agremiações exercem junto às comunidades que representam. Mas, até então, nunca havia tido um contato direto com esta realidade.

Fui à quadra duas vezes. Durante o dia, quando tive a oportunidade de conhecer o Museu do Carnaval, onde o simpatissíssimo Sávio, tocador de tarol da bateria da escola, nos deu uma verdadeira aula sobre a história do carnaval e da escola de Cartola, além de nos explicar como se desenvolve o enredo que será tema do desfile em cada ano.

Mas é à noite, durante o ensaio da bateria na quadra, que até mesmo o mais blasé dos mortais se entrega à cadência do samba e à batida que contagia cada célula do corpo da gente! Ali você vê todas as diferenças caírem por terra, com o ritmo juntando negros e brancos, o pessoal do morro e a galera da zona sul, artistas e gringos, que se jogam em passos sem nenhuma coordenação motora, mas nitidamente ensadecidos pela música.

E foi nesse clima que eu, a Ril, a Andrea e a Fátima tivemos uma noite de sábado divertidíssima na quadra da Mangueira, experiência que todo ser humano deveria vivenciar, pelo menos uma vez na vida...

14 comentários:

Andrea disse...

Adendos:

1) o "simpático Sávio" falou o tempo todo encarando o Fernando.

2) o samba fica melhor depois de uma mamadinha em certp squeeeeeeeze.

3) A Mangueira é a melhor.

Cinthya Rachel disse...

olha so! vcs estao MUITO gatos na foto!

Andrea disse...

Eu tava muito gostosa nesse dia, mas a Ril me superou!

anouska disse...

ah, pena que a foto tá tão pequena. queria ver vocês em tela grande!!! bj e saudades...

Anônimo disse...

Nooooooooossa!
Ó as peitcholas da Fá!
hauhauahuauahauhauahuahahua
(Não sou "lébisca")

Marion disse...

Fê, o samba contagia MESMO! Depois que eu vi o desfile das escolas daqui ao vivo fiquei perdidamente apaixonada pelas baterias de escola de samba. É algo maravilhoso!
Deve ter sido ótimo!!! :)

Adorei a foto!

Tem mais fotos aliás???

fabiana disse...

Gente, que coisa mais carnavalesca! Adoray a foto!

Renata disse...

nunca fui, mas estou louca pra ir à mangueira, ultimamente.

só tenho medo que me expulsem de lá falando "quem você pensa que é, minha filha? você pensa que isso é samba? você tá só mexendo os bracinhos!! fora daqui!"

Ingrith disse...

Poxa que legal! Sempre quis desfilar numa escola de samba. Tive um professor da faculdade que me falou que é uma experiência maravilhosa!

Helen disse...

Obtuso, Fê? Nem com esforço vc ficava...

Êêê gataria reunida, heim! Devem ter aprontado pouco ;)

Renato disse...

"Lá vou eu, Lá vou eu,
Hoje a festa é na avenida"

hahahaha

Ai fernando, já tô até vendo você no carnaval do ano que vem!..rs

Renato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anouska disse...

querido, qual é o email pra eu mandar as fotinhas? saudades di tu. bjs!

Renata disse...

o dia que eu for pro RJ eu quero me jogar na mangueira!

[sem duplo sentido, por favor]

hahahahaha

eu sou uma nega que não é do samba, mas reconheço que escola de samba carioca tem seu valor!

mano, o que é esse vestido da moça de bege?*.*

inveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeja!hihihi