quinta-feira, 15 de março de 2007

A verdadeira origem dos ovos de Páscoa

Nunca fui muito a favor da exacerbação comercial em torno de certas datas festivas, como Natal e Páscoa. Nem mesmo daquela criadas simplesmente com interesses comerciais, como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, da Criança. E, principalmente da incorporação de festas totalmente alheias à nossa cultura, como o Halloween, única e exclusivamente por interesses comerciais.

É claro que o capitalismo selvagem quer mais é que se foda a minha opinião e hoje, quando fui ao supermercado comprar um sachê de patê da Sadia quase não encontrei o produto na geladeira, devido à profusão de ovos de chocolate no corredor, com aquele monte de gente enfiado embaixo da parreira, olhando, reclamando dos preços abusivos, mas enchendo os carrinhos.
Tive formação católica desde pirralho e, pra mim, a Páscoa representava a morte de Jesus Cristo e sua Ressurreição, pela redenção dos pecados dos homens. Me encantavam as procissões da Semana Santa, a missa de lava-pés, a representação da crucificação de Jesus. Ovos dePáscoa, definitivamente, não faziam parte do contexto. Meus pais nunca acostumaram a mim e aos meus irmãos com ovos de chocolate. Aliás, nunca fui chocólatra. Prefiro um bom tacho de doce de abóbora com côco na minha frente à uma caixa de bombons. E meus irmãos também são assim.
Claro que, uma geração a mais e as coisas já mudam. Meus sobrinhos adoram. E ganham muitos.
Mas não vou radicalizar: o ovo Sonho de Valsa branco é bem gostoso. E qualquer um de chocolate branco com cookie também. Fica aí a dica se você que está lendo for me dar algum...hehehe!!!

6 comentários:

Andrea disse...

Minha religião é o chocolate.

fabiana disse...

Fernando, sou amiga da Andrea Batalha e passei por aqui pra dizer que:

Minha religião é o chocolate! [2]

E tipo, o ovo de ferrero rocher é o que há, do verbo haver... fica a dica!

beijo

Wans disse...

Eu gosto de chocolate, mas não sou viciado, na verdade prefiro um merengue de morango do amor aos pedaços. Seria a sobremesa perfeita para a minha Páscoa.

Fê Guimarães disse...

Ai, Wans! Doce da Amor aos Pedaços é covardia! Qualquer um é bom!

Fabiana, vou experimentar, depois te conto o que eu achei...rs!

Anônimo disse...

Eu sou viciada tb em chocolate!Mas acho q a Páscoa perdeu todo o sentido cristão com esse marketing todo em cima dos coelhinhos.

Vcs precisavam ver meu filhote , na epoca com 7 anos, discursando sobre a celebraçao da Páscoa.Ok, confesso, momento coruja!

Ana disse...

Minha religião é o chocolate. [3]

Mas não sou muito fã de ovos. Prefiro as barras.

Deve ter alguma explicação sexual pra isso.