quinta-feira, 24 de agosto de 2006


Terceirizado, eu?


"A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da 2ª Guerra Mundial, pois as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades a empresas prestadoras de serviços. Alguns segmentos no Brasil, como a indústria têxtil e a gráfica se utilizaram da contratação de serviços.
No entanto, atualmente, este mecanismo se dá como uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão que tem critério de aplicação (início, meio e fim), uma visão temporal (curto, médio e longo prazo) e uma ótica estratégica, dimensionada para alcançar objetivos determinados e reconhecidos pela organização."



Hoje fomos surpreendidos no trabalho com a notícia de que seria votado na Câmara Municipal um projeto que permitiria à Urbam terceirizar seus serviços, quase que na totalidade. Pra quem não sabe, ou não conhece, a Urbam, empresa em que eu trabalho há quase seis anos, devidamente aprovado em um concurso público, é uma autarquia municipal que presta serviços diversos à prefeitura, como coleta de lixo, limpeza urbana, obras públicas, serviços funerários e administração de cemitérios e terminais rodoviários. Há poucas semanas, já se gerou uma polêmica em torno do assunto, quando foi anunciada a terceirização do Hospital Municipal. Bem, até hoje, todas as histórias que eu ouvi sobre terceirização de serviços de saúde foram de verdadeiros fiascos.

No caso da Urbam, nem vou entrar no mérito da questão do serviço que é prestado à população. Serei egoísta sim, e irei direto ao assunto que me atinge em primeira instância: se a empresa for terceirizada, como ficarão seus empregados? Com certeza, o discurso será: "Não precisam se preocupar, todos os empregos serão mantidos, sem nenhum prejuízo aos funcionários." Difícil acreditar, uma vez que, no geral, processos de terceirização visam, principalmente, economia e corte de gastos. E o que mais onera os cofres públicos do que a folha de pagamento?

Claro que confio em meu taco e na qualidade do meu trabalho e sei que, se depender apenas disso, manterei meu emprego numa boa. Mas seria duro perder certos direitos e benefícios, além de alguns colegas de trabalho que podem não ter a mesma sorte. Vamos esperar pra ver.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que droga, hein? Não deixa de ser uma coisinha chata...
Confie no seu taco. Vc tem potencial!!!
Abraços!

Anônimo disse...

:(
Vou torcer pra que a tal terceirização não ocorra... Ou que pelo menos as coisas não fiquem mesmo ruins pro seu lado.