quarta-feira, 11 de julho de 2007

Por quê a polêmica?

Acompanhei nos últimos dias, em uma das comunidades das quais eu participo no Orkut, uma acirrada discussão acerca da escolha do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Alguns poucos concordaram com a escolha e admitiram ter torcido para isso. Mas a massacrante maioria abominou o fato e confessou, abertamente, ter torcido contra.

Eu, sinceramente, não entendi tamanha polêmica. Estou longe de ser ufanista, aliás, acho o ufanismo tão patológico quanto o fanatismo religioso. Mas, se um monumento de nosso país concorreu ao título, por que não torcer a favor? Se a UNESCO indicou o Cristo entre outros tantos monumentos de destaque ao redor do globo, é porque acharam que havia o mérito.

"O Cristo só foi escolhido por causa do apelo religioso, não tem valor nenhum como obra arquitetônica", disseram alguns. E daí? Ninguém disse que deveria ser levado em conta apenas o valor arquitetônico do candidato avaliado. Além do que, a construção do monumento se iniciou em 1927. Isso, mais o fato da estátua pesar quase 1.200 toneladas, mais o fato de estar incrustado no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura, faz com que o Cristo Redentor seja sim uma obra de grande valor arquitetônico. Ou como será que esse povo acha que Ele chegou lá em cima? Voando?

"O Cristo nem é tão antigo! Eu torci pelo Coliseu e pela Torre Eifell." Re-lo-ôu! O monumento parisiense foi inaugurado em 1888 e o carioca em 1931. Quarenta e três anos de diferença não colocam a Torre Eifell exatamente em patamar de antiguidade diante do Cristo. Sem falar na Estátua da Liberdade, outro concorrente também do final do século 19.

"O Cristo só foi escolhido por causa da propaganda maciça que a Rede Globo fez em cima, só para distrair a atenção da população brasileira de coisas mais importantes!". Olha, eu não tenho mais saco para essa teoria da conspiração de que "a Globo, com seu grande poder de manipulação das massas, comanda o destino do Brasil e do povo brasileiro". Menos, né, gente! Não é para tanto...

"Com tantas mazelas que assolam nosso país, como a fome, a violência, o analfabetismo, ficam dando importância para uma coisa tão besta! Eu torci contra mesmo, torci para o Taj Mahal!" Ah, tá! E desde quando a Índia deixou de ser um país que sofre com a superpopulação e a miséria? Aí vale o popular: pimenta no cu dos outros é refresco.

E eu poderia desfiar um rosário sobre os motivos pelos quais a maioria das pessoas não concorda ou torceu contra a escolha do Cristo. Mas pouquíssimos foram os que embasaram suas opiniões em motivos plausíveis e justificáveis. A grande maioria apenas posou de revoltada e politicamente correta.

Eu não votei, mas torci e fiquei orgulhoso pelo Cristo Redentor ter sido escolhido uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Assim como torci ontem para a péssima seleção brasileira que venceu chorado o Uruguai nos pênaltis, garantindo uma vaga na final da Copa América. Isso se chama patriotismo. Porque, por mais que a situação esteja difícil, é sempre motivo de orgulhoso ver o nosso país se destacando.

E quem não gosta do Brasil e não gosta de ser brasileiro, morra e nasça de novo no Afeganistão. Aí, sim, vai ver o que é bom pra tosse!

6 comentários:

fabiana disse...

A única coisa que eu não entendo, é porque escolher 'novas' 7 maravilhas se já existem as antigas [e pra mim definitivas]?

Galega disse...

Eu não votei, mas torci e fiquei orgulhoso pelo Cristo Redentor ter sido escolhido uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.[2]

Marion disse...

Fê, eu votei mas não votei no Cristo. A minha torcida e meu voto foram para o castelo de Neuschwanstein da Alemanha ( mais outros 6, pois o site obrigava a votar em 7). Que acabou ficando de fora da lista dos eleitos.
Não vejo pq fazer polêmica pela vitória do Cristo. Ganhou pq os brasileiros votaram nele e pronto. Simples assim. Parabéns ao Cristo!

Ah, no jogo de ontem , eu estava mais interessada em ver o Lugano do que em torcer pelo Brasil. aliás, o Brasil jogou bem!

Beijos

Wans disse...

Sorry, mas eu torci contra, e nem é porque eu sou contra essas coisas, mas sim porque como disse a Fabiana, já haviam 7 maravilhas e não precisávamos de outras. Agora parece que vão escolher as 7 naturezas do mundo? O que diabos é isso?
E sinceramente, desculpem os cariocas, mas o Cristo não é bonito porra nenhuma. Ficar a frente do Taj Mahal foi difícil de engolir.

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... disse...

eu concordo muito mesmo com o que vc disse. As pessoas não têm noção de quanta besteira falam às vezes. E se esquecem da beleza toda lá de cima. Eu num sou ufanista não, mas morar fora dá a gente uma certa idéia de valorizar o que a gente tem, que nem todos os outros países têm.
não conheço nenhuma outra nacionalidade que fale tão mal de si mesma como a nossa.

Ana disse...

Eu odeio discurso revoltadinho. Tão primeiro-semestre-da-faculdade, néam.