domingo, 11 de fevereiro de 2007

Sábado nostálgico...





Apesar de me considerar joseense de coração, viver aqui desde os quatro anos de idade e adorar esta cidade, não posso negar que minhas raízes mineiras se manifestam fortes toda vez que vou para Brasópolis, pequena terra natal, minha e de Wenceslau Braz, pacatamente incrustrada no meio da Serra da Mantiqueira . Estive em Brasópolis ontem com meus irmãos Sandra e Alexandre, para contarmos aos meus dois tios que lá vivem o problema de saúde de minha mãe.


Preferimos fazê-lo pessoalmente e não por telefone. E não teve jeito: estar em Brasópolis ontem me encheu o coração de saudades profundas. Saudades de minhas férias escolares da infância e começo da adolescência, todas passadas lá. Saudades de meu querido avô e sua casa antiga, cheia de janelas, com piso de tábua corrida, porão e fogão de lenha. Saudades de Tia Georgina e sua cristaleira cheia de bibelôs em sua sala de jantar, com as paredes repletas de quadros com fotos dos garbosos bailes no clube social da cidade, nos anos 50, 60 e 70. Saudades dos deliciosos doces em compota de Tia Isolina que, por ironia do destino, era diabética. Saudades das tilápias do rio Sapucaí e das tediosas pescarias com o Tio Marquinhos e o Tio Juca. Saudades dos banhos de cascata no verão e da chuva que sempre caía no final da tarde, deixando no ar aquele inconfundível cheiro de paralelepípedo molhado. Saudades das infindáveis tardes e noites jogando intermináveis partidas de War com os meus primos. Saudades dos rolês noturnos na praça da matriz e das paquerinhas na lanchonete. Saudades de minha primeira paixãozinha platônica por um garoto, aos 13 anos, e dos sundays que rachávamos na sorveteria.

Estar em Brasópolis ontem me encheu o coração de saudades... saudades de um tempo onde as coisas pareciam muito mais fáceis. E a vida menos ingrata.

6 comentários:

Ana disse...

Nando, nada como ter essa experiência de infância em Minas. Eu tive também, e me sinto exatamente assim quando vou a BH. Fiquei emocionada com seu texto. Desejo melhoras pra sua mãe. Um abraço bem apertado, meu lindo.

Anônimo disse...

ai Fê, deu uma nostalgia ler seu post, parecia q a mineira era eu, imaginei cada cena de encontro com seus tios acredita?

Andrea disse...

Que post gostoso...cheirim de goiabada no tacho

Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Tô esperando sua lista, hein?

Wans disse...

Ai, eu sou mineiro, e sempre lembro das mangas que comia no quintal daminha casa. Êta saudade.