domingo, 5 de agosto de 2007

Não acontece apenas com o vizinho


Todos os dias vemos notícias na tevê, na internet, nos jornais, sobre os subterfúgios mais vis que o crime organizado utiliza para extorquir dinheiro dos cidadãos de bem, afim de manter suas engrenagens imundas funcionando. Mas a coisa adquire uma nuance extremamente sombria quando acontece com a gente, ou com alguém próximo. Na última sexta-feira, minha mãe foi vítima do golpe do falso seqüestro. Resumindo a história, pouco antes do almoço ela atendeu a um telefonema, no qual uma voz feminina a chamava de mãe e dizia que havia sido assaltada. Como a voz parecia com a de minha irmã do meio, que naquele horário estaria em trânsito entre a escola em que dá aula no período da manhã e minha casa, onde vai almoçar todos dias, minha mãe supôs que fosse ela. Nervosa, ela quis confirmar e perguntou qual das filhas falava, dizendo os nomes. Era tudo o que os bandidos precisavam. A confirmação de que ela realmente tinha filhas e os nomes delas. Por azar, chutaram o nome justamente da qual minha mãe achou que fosse, afirmando que a haviam sequëstrado por engano, no lugar da filha de um empresário. Pediram 50 mil reais para libertá-la, quantia que baixou para 500 reais, mas que acabou reduzida à compra de um cartão de celular da TIM. Disseram a ela que tinha 20 minutos para comprar o tal cartão, ou então minha irmã sofreria as conseqüências. Nervosa, ela bateu à porta da vizinha e contou o que havia ocorrido. Foi a vizinha que a alertou que poderia ser um golpe, que tinha ouvido muitas notícias a respeito. Pediu a minha mãe o número do celular de minha irmã e ligou para ela, que atendeu prontamente, confirmando que estava no trânsito, quase chegando em casa. Como temos identificador de chamadas, minha mãe fez a única coisa que estava ao seu alcance: ligou para a polícia, relatou o ocorrido e passou o número do telefone que havia ligado.

Graças a Deus foi só um susto, mas no noticiário local da noite, ouvi que uma outra senhora havia sido vítima do golpe na cidade, naquele dia. Mas, infelizmente, esta senhora, que era cardíaca, teve um infarto e veio a falecer. Fiquei revoltadíssimo quando cheguei do trabalho e minha mãe relatou o pânico que passara durante os cerca de 20 minutos que duraram o telefonema. Mas fiquei pensando nesta família que perdeu uma pessoa amada, por conta da falta de escrúpulos e da falta de respeito ao ser humano. E fiquei com muito medo, por mim e por todas as pessoas que eu amo, ao me dar conta que, para essas pessoas, a vida não vale mais que um crédito de celular.

6 comentários:

Galega disse...

nossa fer! isso é terrível. Já tentaram esse golpe com meu pai tb, e por azar eu e neto estavamos na praia na hora. Ele quase enfarta coitado.

Avisa a sua mãe do golpe do SBT, tá la no meu blog.

beijocas

Marion disse...

Fê, infelizmente este golpe é comum. Aqui em SP sempre ouvimos histórias de conhecidos que passaram por isso. Terrível. Que bom que com sua mãe não passou de um grande susto e nada de mais grave aconteceu.

Vivemos num mundo onde a vida não tem valor. Triste. Beijos

Helen disse...

Muito carinho pra sua mãe :)
está acontecendo isso com tanta gente, uma vergonha. Já me ligaram algumas vezes e depois que eu aprendi como funciona eu desligo logo que percebo. Mas a primeira vez foi bizarra: era um dos meus filhos me dizendo que tinha sido sequestrado. Detalhe: não tenho filhos.Mandei o sequestrador matar. Mas só quem sabe que não existe a mínima possibilidade (de ser verdade) consegue fazer isso. A maioria se angustia, muito cruel.

Fê Guimarães disse...

Ril, já sabatinei minha mãe com tudo quanto é tipo de golpe que se dá hoje em dia: do falso seqüestro, da clonagem de telefone, do SBT, da Telefônica...agora ela tá bem esperta!

Mrion, por aqui também tá cada vez mais comum. É revoltante!

Helen, minha mãe ficou tão apavorada ante a perspectiva, que nem sequer passou por sua cabeça que pudesse ser golpe. Eles pegam no ponto fraco da pessoa...

Marion disse...

Fê, ontem um destes bandidos idiotas ligaram em casa. Era meia-noite. EU nunca atendo ligação a cobrar , mas como temos uma amiga viajando atendemos e era isso, um cara berrando paiiiiiiii sou !!!

Wally desligou na hora.. não temos filhos.

Andrea disse...

´Já foram tantas a sligações para a casa da minha mãe que eu acho até que a véia tá ficando meio tantan.

Quando eu tava na casa da Marion o tel não parava de tocar, eu vi o terror na cara da Sugar.