quarta-feira, 1 de agosto de 2007

"Their war. Our world."





Steven Spielberg é macaco velho e não põe a mão em cumbuca. Michael Bay adora abusar dos efeitos visuais nos filmes que dirige. E um filme produzido por Spielberg e dirigido por Bay só poderia ser diversão garantida. Por isso fui ao cinema assistir "Transformers" sem medo de ser feliz. E não me decepcionei!

Como a Marion comentou aqui, é o típico filme de menino. E agrada, tanto aos meninos de hoje, quanto aos meninos dos anos 80, como eu, que curtiram muito o desenho animado dos carros que viram robôs. A premissa do filme é a mesma do desenho: dois grupos de robôs oriundos do planeta Cybertron percorrem as galáxias em busca de um artefato de seu planeta que se perdeu pelo universo e quem o possuir terá em suas mãos um poder inigualável. E adivinhem onde o tal artefato foi parar?

O filme nada mais é do que a eterna luta do bem contra o mal, tendo o bem representado pelos Autobots, liderados por Optimus Prime e os Decepticons, do mal, sob o comando do temido Megatron. Eles vivem na Terra disfarçados em automóveis e aeronaves e as cenas de transformação dos veículos em robôs são incríveis! E tem os humanos, é claro, que acabam desempenhando importantes papéis nessa luta para ajudar os Autobots a combater os Decepticons.

O filme, como não podia deixar de ser, tem aqueles personagens já manjados: o mocinho, típico looser da high school, inteligente, mas sem os atrativos físicos do quarterback do time de rugby. O soldado do exército, arquétipo do herói dos filmes de ação. O Secretário de Defesa, que ignora o maior segredo militar de seu país (este interpretado por John "Jolie" Voight, nome mais conhecido do elenco de poucos astros). Mas também tem personagens inusitados, como a mocinha, típica gostosa da high school, mas que esconde um segredo de seu passado. A mãe despirocada e sem noção do mocinho, uma nerd que mais parece a Miss Suécia e um hacker afro-americano e balofo.

Além das fantásticas cenas de ação, a produção tem momentos de humor que agradam em cheio à platéia no cinema. O destaque fica por conta de Bumblebee, um Chevrolet Camaro amarelo comprado por Sam, o mocinho, e que acaba se revelando um dos Autobots, se tornando seu protetor. Devido a uma avaria sofrida em suas "cordas vocais", Bumblebee se comunica por meio das músicas de seu auto-rádio, o que também garante momentos hilariantes na história.

Enfim, "Transformers" veio chegando pelas beiradas, na surdina do estardalhaço provocado pelas estréias de produções aguardadas há tempos, como "Homem-Aranha 3" e "Quarteto Fantástico e Surfista Prateado" e acbou se revelando, pelo menos ao meu ver, uma diversão muito mais interessante e eficiente que os outros dois. E, mesmo longe de ser um clássico do cinema, é um filme que empolga, diverte e faz a gente sair do cinema com aquele delicioso gostinho de infância...

10 comentários:

Marion disse...

É um filmão! E gostei muito da trilha sonora. Ainda bem que Wally quis ver o filme, se dependesse de mim não teria visto e teria perdido ótimo filme!
Eu fiquei encantada pelo Bumblebee! Aliás, o Burguer King está com brindes do Transformers... uma decepção só! Ganhei o Bumblebee e digo é frustrante!!! Feio e não se transforma em nada... a transformação depende da imaginação do incauto que brinca com o brinquedo...risos

Beijos :)

Fê Guimarães disse...

Olha, eu fiquei tão encantado que se a Estrela relançar a coleção, eu compro! Hahaha!!!

Andrea disse...

Nasda como baixas expectativas, amigos...hohohohohoh

Helen disse...

O Bem X Mal sempre empolga, né? E esse filme foi super feliz por fazer essa batalha no nível das máquinas. Não é um ser humano, senhor da verdade absoluta, contra uma máquina revoltada. O negócio é mais embaixo, engrenagem com engrenagem! Bom demais.

Noooossa, lembra como os carrinhos eram liiindos?

anouska disse...

ai, fê, esse eu passo. fui assistir o quarteto fantástico com o marido porque sei que ele gosta mooooointo. mas achei bem chatinho. eu gosto de filme pipoca, mas não esses de heróis. me dá uma canseira.

=]

bjs

Unknown disse...

Nossa vc sabe comentar bem, deveria pegar o lugar de Rubens Ewald Filho ...

Galega disse...

eu nunca parei p/ assistir o desenho e só fui ao cinema ver esse filme pq meu filho estava de férias...ADOREI!

nunca pensei q iria me divertir tanto com "filme de menino"!

fabiana disse...

Talvez eu vá, mas por obrigação! Não tô muito na expectativa, filme de menino, néam?

Fê Guimarães disse...

Déia, pior que é verdade. Se eu tivesse ido ao cinema esperando ver um filme que fosse o supra-sumo da sétima arte, com certeza teria me decepcionado.

Helen, as lutas entre os robôs são muito foooooda!

Cris, também achei o "Quarteto" fraquinho... tudo bem, não vá ao cinema, mas pegue o dvd quando sair. É um pipocão dos bons...

Lukas, nem tanto, meu caro, nem tanto...rs!

Fabi, faça como r Ril: dispa-se de preconceitos e se joga! No mínimo, você vai adorar o Bumbleblee!

Galega disse...

post do dia 1/8? tsc tsc!

deixa o frio e a preguiça do lado e vem blogar!