sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ele merece

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar recebeu a medalha de Honra ao Mérito da República Italiana, reconhecendo-o como o mais importante diretor de cinema internacional. Recentemente, Almodóvar, acostumado a colecionar prêmios por suas produções, recebeu o prêmio Goya, atribuído anualmente pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, por "Volver", filme que narra a história de três gerações de mulheres e que também rendeu o prêmio de melhor atriz à Penelope Cruz.

Almodóvar e Penélope Cruz

Praticamente uma unanimidade no mundo todo, o cineasta merece cada um dos prêmios e homenagens que já recebeu, inclusive o Oscar de melhor filme estrangeiro por "Tudo sobre minha mãe", em 1999.

Do universo feminino no engraçadíssimo "Mulheres à beira de um ataque de nervos" ao homoerotismo contundente de "Má educação", passando pela passionalidade de "Carne trêmula" e o clima claustrofóbico de "Ata-me", Almodóvar consegue, com seus personagens conflituosos, esmiuçar as emoções e sentimentos humanos mais profundos.

Num momento "Filma Eu!", seguem algumas obras de sua filmografia:

- Volver (Volver) - 2006
- Má educação (La mala educación) - 2006
- Fale com ela (Habla con ella) - 2002
- Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre) - 1999
- Carne trêmula (Carne trémula) - 1997
- A flor do meu segredo (La flor de mi secreto) - 1995
- Kika (Kika) - 1993
- De salto alto (Tacones lejanos) - 1991
- Ata-me! (Átame!) - 1990
- Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios) - 1988
- A lei do desejo ( La ley del deseo) - 1987
- Matador (Matador) - 1986

7 comentários:

Andrea disse...

A-mo. Muito!

Wans disse...

"Carne Trêmula" e "Tudo sobre minha mãe" são obras primas!

Galega disse...

sou apaixonada por ata-me!

fabiana disse...

Minha vida é puro Almódovar!

Ana disse...

Que blog mais liiiindooooooooo!!! Amore, isso aqui tá tudodebom.com.br, e adorei ser uma pessoa,louca? nos comentários!

Vou chegar de novo aos poucos, ok?

Saudade!

Ana disse...

Ah, sim, Almodovar é loosho.

Renato disse...

Ainda não vi "Volver", mas "vou ver"... rsrs