domingo, 2 de setembro de 2007

Dez anos sem ela


No último dia 31, fez dez anos que o mundo perdia um de seus maiores símbolos de charme e elegância das últimas décadas. Aos 36 anos e apenas um ano após a oficialização do divórcio que finalmente colocava um fim em seu conturbado casamento com o Príncipe Charles, Diana Frances Spencer, a eterna Princesa de Gales, deixava o mundo triste com sua morte, após um trágico acidente em Paris, que até hoje é cercado por uma certa aura de mistério.

Eu me lembro bem daquela madrugada de sábado, 31 de agosto de 1997. Havia acabado de sair de uma balada com uns amigos e resolvemos parar em um carrinho de cachorro-quente para aplacar a larica, antes de ir para casa. A tiazinha do carrinho comentou com a gente que o rádio acabara de anunciar o falecimento de Lady Di. Em princípio achamos que fosse brincadeira, mas percebemos que a senhorinha estava realmente triste e constatamos que era verdade. Ficamos chocados e me lembro que eu quis ir embora logo, para ver na tevê em que circunstâncias havia se dado o tal acidente que tirara a vida da Princesa.

Recordando a comoção mundial que acarretou a morte de Diana, ao lado de seu então namorado, o milionário Dodi Al-Fayed, me vêm à cabeça todas as teorias da conspiração que se levantaram em torno do estranho acidente que os vitimou. Há quem defenda, até hoje, a hipótese de que foi assassinato, que havia um grande complô para dar fim à vida da ex-mulher do Príncipe de Gales e pelos mais variados e absurdos motivos. Não acredito em nenhuma delas. Creio que tenha sido mesmo uma terrível fatalidade, que acabou levando, prematuramente, uma criatura doce, de olhar triste, porém forte, que passou por maus bocados por causa de seu status, mas que usou sua imagem e carisma em benefício de causas nobres, deixando este plano num momento em que, aparentemente, estava retomando as rédeas de sua vida.

Quando me lembro de Lady Di, a imagem que me vem imediatamente à cabeça é de uma de suas última visitas às vítimas de minas terrestres em Angola, em um trabalho voluntário que prestava para a Cruz Vermelha. Ver a Princesa, uma mulher elegante e glamourosa, tão empenhada em dar atenção e conforto às pessoas mutilidas pelas explosões, me comoveu profundamente. Ela conseguia passar no olhar a sinceridade de seus gestos e cativou milhões de pessoas por todos os cantos deste mundo, com sua beleza triste e seus exemplos de bondade e amor ao próximo.

Há dez anos o mundo se tornava um lugar menos alegre, ao perder essa grande mulher.

13 comentários:

Marion disse...

Fê, eu lembro muito bem desta época. Eu fiquei muito triste com a morte da princesa. Eu chorei ao ver as imagens do funeral. Foi de uma beleza e uma trsiteza impressionantes. Ela foi uma mulher especial. Me entristece ver que passados 10 anos tem gente que ainda tenta ganhar fama e dinheiro às custas da vida dela, gente inventando histórias escabrosas e tentando manchar a história de Diana.

Beijos

Anônimo disse...

eu tb lembro desse dia, foi terrivel, me pendurei na tv sem acreditar no q estava ouvindo.
era pequena qnd assisti seu casamento e na adolescencia torcia que ela conseguisse destruir a bruxa camila ma.
Vc falou muito bem, o mundo ficou mais triste sem essa mulher sensacional!

ril

A Jana e o Ti disse...

pois é, só morre gente boa. quem devia ir não vai. já dizia minha avó: 'vaso ruim não quebra fácil'...

Andrea disse...

Eu também lembro...véspera do meu aniversário e eu tava no hospital...rs

Eu não compro muito essa pureza de coração, ela era mais um ícone fashion. Uma mulher inteligentíssima, sim. Conseguiu manipular a imprensa o quanto quis.

Andrea disse...

Charles & Canmila forever!!!!!!!!!

hahahahahahahahah eu sou pelo amor verdadeiro.

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Eu não compro muito essa pureza de coração, ela era mais um ícone fashion. Uma mulher inteligentíssima, sim. Conseguiu manipular a imprensa o quanto quis. [2]

Andrea sempre diz as coisas antes de mim!

Unknown disse...

Eu ví seu blog ser recomendado pela senhorita Marion, e resolvi aparecer pra conferir... A Diana realmente era uma pessoa especial, e a frase "Os bons morrem cedo" nunca fez tanto sentido quanto nessa ocasião. Mês passado eu vi na web uma teoria da conspiração que dizia que Lady Di era uma agente do Vaticano infiltrada na realeza britânica para... whatever.
Cheers!

Andrea disse...

A melhor coisa que ela fez em vida foi o Príncipe Harry!

Fê Guimarães disse...

Patry, teve uma fulana que lançou um livro aí falando um monte! Nojenta, depeitada!

Ril, também me lembro do "casamento do século" transmitido ao mundo com toda sua pompa e circunstância...

Jana, cruel, mas é verdade.

Déia e Ana, whatever, adoro mulheres poderosas que manipulam a mídia e fazem as pessoas ficarem ao seu favor. Por isso amor Madonna. Por isso amava Lady Di!

Odeio a Camilla fura-olho cara de pequinês!

Rodrigo, essa de agente do Vaticano eu nunca tinha ouvido! Hahaha! È estapafúrida demais! Valeu pela visita, será devidamente retribuída!

Andrea, high five! o Príncipe Harry bad boy é tuuuudo de bom!

Anônimo disse...

"And it seems to me you lived your life
Like a candle in the wind..."

Andrea disse...

Fer, que blasfêmia comparar Madonna com ela. ecow!

(Gente...é que eu amo a rainha...nãomebatam!)

Charles & Camila, amor verdadeiro, amor eterno!

hahahah

Fê Guimarães disse...

Carol, a amiga Elton falou tudo!

A Rainha, Andrea? Cruzes! Prefiro a Margareth Tatcher!