quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Homofobia à antiga

Fiquei absurdado com um vídeo dos anos 50 que meu amigo Luiz garimpou no You Tube! Veja você mesmo:



Me deu muita pena dos gays que viveram essa época. Não devia ser nada fácil viver em uma sociedade que considerava um homossexual uma ameaça maior que um assaltante, um psicopata ou um serial killer, por causa de sua "sickness of the mind". Por mais que o preconceito prevaleça e, provavelmente, ainda irá nos acompanhar por muito tempo, fico feliz por estar aqui agora, em plena virada de milênio, onde há muitas cabeças esclarecidas formadoras de opinião.

Até me lembrei deste post aqui, que escrevi no ano passado, bem no começo deste blog. Se você ainda não passava por aqui e tiver mais uns cinco minutinhos livres, dê uma lida. Modéstia à parte, é uma reflexão bem interessante sobre esta questão.

9 comentários:

Helen disse...

Eu não tinha lido esse post antigo e você tem toda razão, é um ótimo texto. E uma realidade vergonhosa. Que diferença faz pra sociedade a pessoa de que você gosta? Você é menos producente ou algo parecido por isso? Muito pelo contrário, acho que a denominação 'gay' não é a toa. O astral de vocês está sempre lá no alto e tentando levar a gente junto. A intolerância é uma coisa muito burra.
Vocês são ótimos.E lindos.E cheirosos.

A Jana e o Ti disse...

Como eu já disse, meu inglês é uma bosta... afff, que não entendi nada...

Marion disse...

Fê, fiquei abismada com o vídeo. Triste ver como um gay era visto como um perigo para sociedade.
Li seu post antigo e gostei muito. Hoje pega bem dizer que não se tem preconceito, é politicamente correto. Mas infelizmente muitos são livres de preconceitos só de fachada mesmo, como você mencionou.
Mas hoje com certeza a vida é menos complicada para um gay, mas ainda cheia de dificuldades.
Para mim não faz diferença a pessoa gostar do oposto ou do similar, o que importa é se a pessoa é legal, tem carácter. E o mais importante é a pessoa viver plenamente a sua essência, sem se disfarçar para ser "aceito" pela sociedade.
Beijão ! :)

Andrea disse...

Adorei o termo "absurdado"

Anônimo disse...

Fê,

Nunca imaginei algo assim.
Sem comentários!

Abração,

Cássia.

Renata disse...

MEU SENHOR!

quanta obtusidade!tá vendo só como é?
esse post e o antigo que li e achei perfeito, mas como um texto sobre preconceito como um todo, sabe?

Achei muito perfeita a comparação com filme de terror, nunca tinha pensado nisso, porque é assim mesmo que a gente se sente: as pessoas te aceitam, a gente consegue 'fit in' por um tempo, mas logo vem o susto...

olha, é difícil falar isso sem soar 'vítima' mas no Brasil não é fácil ser diferente em qualquer forma: gay, negro, gordo, estrangeiro, deficiente e se vc tiver dois desses combinados...f****

ODEIO PRECONCEITO

ainda bem que minhas irmãs nasceram depois de 90, pq eu sofri bastante, viu?

beijocas

Galega disse...

abaixo os gays!

eles estão tomando os poucos HT que existem na face da terra!

Renata disse...

que coisa medonha! chega a ser assustador...

Fê Guimarães disse...

Pois é, gente, eu comecei a frequentar o meio gay no começo dos anos 90 e mesmo nesse tempo, há menos de 20 anos atrás, era bem dierente. A visibilidade que os gays ganharam na última década fez uma diferença enorme, que só quem viveu a repressão anterior pode entender.

Ril, we´re queer, we´re here! Get used to it!